10/02/2017 Undime ES

Todas as notícias Categorias

Censo Escolar da Educação Básica 2016 começa a coletar informações sobre rendimento e movimento do aluno

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu a segunda etapa do Censo Escolar 2016. O módulo “Situação Aluno”, que coleta dados sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) dos estudantes, ficará aberto de 1º de fevereiro a 17 de março. Diferentemente da primeira etapa, a “Matrícula Inicial”, o módulo “Situação do Aluno” só pode ser feito após o término do ano letivo, motivo pelo qual é realizado no início do ano seguinte.

O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes de estabelecimentos públicos e privados de educação básica, e das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as escolas. Os dados são preenchidos no sistema Educacenso e são fundamentais para a implementação de políticas públicas e conhecimento da realidade escolar brasileira. As informações dessa fase são usadas para o calculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono que compõem, por exemplo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a cada dois anos.

A divulgação dos resultados preliminares dessa etapa está prevista para 3 de abril. A partir dessa data, as escolas terão o prazo de 15 dias para conferência e correções, se necessárias. Passado o prazo de retificação, as informações não podem ser alteradas.

Clique http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/  para acessar o Educacenso.

Fonte: Inep

https://goo.gl/b8F6dT 

Todas as notícias Todas as categorias