28/06/2016 Undime ES

Todas as notícias Categorias

Quem somos

A UNDIME -ES é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, constituída no dia 20 de abril de 1994.

A sede da UNDIME Nacional localiza-se na capital da República, em Brasília, a seccional do Espírito Santo está localizada na Rua Misael Pedreira da Silva, 138, bairro Santa Lúcia, Vitória-ES .

A Undime- ES tem por finalidade: representar os interesses da educação municipal junto às autoridades constituídas; apoiar, defender e integrar as ações dos Dirigentes Municipais de Educação visando uma sociedade justa, uma educação democrática e libertadora; propor mecanismos para assegurar, prioritariamente a educação básica numa perspectiva municipalista, buscando a universalização do atendimento, o ensino de qualidade e a escola pública voltada para os interesses da maioria; participar da formulação da política educacional nos níveis municipais, estadual e nacional, com representação em instâncias decisórias e acompanhar sua concretização nos planos, programas e projetos correspondentes; coletar, produzir e divulgar informações relativas à ética, cultura de paz, cidadania, direitos humanos, democracia, educação, a partir de um planejamento integrado e participativo; incentivar a participação de diferentes segmentos da população na gestão do processo educacional, por meio de encontros locais, regionais e nacionais; defender a educação básica como direito público subjetivo; lutar pela qualidade da educação pública, em todos os níveis e para todos; divulgar a ação educativa municipal e regional, estimulando e apoiando o trabalho do Dirigente Municipal de Educação.

As secretarias municipais de educação, por meio da Undime, podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências, proporcionando aos seus membros a oportunidade de integrações regional e nacional.

Sustentabilidade financeira

A sustentabilidade da Undime /ES é proveniente da contribuição anual das Prefeituras Municipais de Educação, através das Secretarias Municipais de Educação, tornando o(a) Secretário(a) Municipal de Educação, membro efetivo da Entidade.

A Undime-ES tem a seguinte estrutura:

Fórum Estadual: é o órgão máximo deliberativo da entidade, do qual participam todos os Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo. Reúne-se, ordinariamente, a cada dois anos ou, extraordinariamente, sempre que convocado pela diretoria executiva.

Diretoria executiva: composta de seis membros, entre titulares e suplentes, eleitos a cada dois anos. São eles: presidente, vice-presidente, secretário de coordenação técnica, secretário de finanças. Conta, ainda, com onze coordenadores regionais, do Espírito Santo. A diretoria é eleita pelos membros efetivos da UNDIME-ES, no fórum estadual.

Conselho fiscal: constituído de três titulares e três suplentes, também eleitos pelos membros efetivos da UNDIME-ES, no fórum estadual.

Todas as notícias Todas as categorias