Você está aqui: Página Inicial > Notícia > O Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015.

Todas as notícias Categorias

14/09/2016 Undime ES

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que vai pedir urgência na tramitação do Projeto de Lei 6840/2013, que institui a jornada integral e altera o currículo do ensino médio. Este nível de ensino apresentou os resultados mais baixos do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), que o ministro apresentou em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 8. O estudo avalia os níveis fundamental inicial, fundamental final e médio. Apenas quatro estados cumpriram a meta do Ideb na rede estadual.

“Os resultados são uma catástrofe para nossa juventude”, afirmou o ministro. “A reforma no ensino médio é urgente.” Segundo o ministro, “já passou da hora de oferecermos uma solução adequada para a educação dos jovens”. Ele considera a mudança tão urgente que, se preciso, vai recorrer ao presidente Michel Temer. "Se porventura a apreciação do projeto não se dê ainda neste ano, vamos sugerir ao presidente Michel Temer que seja editada uma Medida Provisória. Não se pode ficar passivo aguardando o próximo ano", disse o ministro.

Mendonça espera que essas mudanças sejam votadas ainda em 2016, para começar a implementá-las em 2017.

Números – O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos com dados de fluxo escolar. O estudo é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e avalia alunos do ensino fundamental da rede pública e do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Para maior conhecimento:

  1. Apresentação Ideb 2015     http://goo.gl/iZ7rkr
  2. Resumo Técnico Ideb 2015  http://goo.gl/rSq7ma
  3. Link para consulta aos resultados do Ideb:   http://ideb.inep.gov.br/

     

  4. PLANILHAS:

      4.1 - Estatísticas do Ideb 2015 pEnsino Fundamental -

       Anos Iniciais e Anos Finais or municípios: http://goo.gl/m9dx1j

       4.2 Demais estatísticas do Ideb 2015 http://goo.gl/ZPd2rO

      


Parceria institucional