Você está aqui: Página Inicial > Notícias Undime > UNDIME -ES realizou com sucesso o XIII Fórum Estadual Ordinário.

Todas as notícias Categorias

22/04/2019 Undime ES

UNDIME -ES realizou com sucesso o XIII Fórum Estadual Ordinário.

A programação ganhou corpo com importantes debates sobre os desafios para garantir uma educação pública de qualidade

Discutir a Educação Básica Municipal: Desafios e prioridades na garantia da oferta foi o tema central do XIII Fórum Estadual Ordinário da Undime-ES, realizado entre os dias 16 e 18 de abril. Para dinamizar o evento, a organização trouxe para perto a fala de profissionais de diversas áreas engajados no processo de construção e valorização da gestão pública.

A proposta é uma iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME-ES), que reuniu mais de 300 pessoas, entre gestores, visitantes, expositores, além da presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo e palestrantes conhecidos em âmbito nacional.

O evento teve início com a brilhante apresentação do coral da Escola Municipal de Guarapari, Maria Ramalhete Correa, além da palestra do professor Dr. José Marques Aurélio de Souza, dirigente Municipal de Educação de Jucás-CE e vice-presidente da Undime-CE, que marcou o primeiro dia com a fala, “Muitas vezes a falta de políticas públicas eficientes e o descaso com a educação nos deixam desmotivados, aí vem essas coisinhas lindas dão esse show, a gente se derrete e diz, só por hoje. Eles estão dizendo que confiam em nós, que somos os responsáveis por lutar para que a educação seja valorizada”, declarou o professor.

Na dinâmica do evento aconteceu a eleição da diretoria da Undime-ES para o biênio 2019-2021, que revelou o atual presidente da entidade e dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro, Vilmar Lugão de Britto como presidente e representante da educação municipal capixaba por mais dois anos.

A proposta foi reunir os profissionais da educação capixaba para debater temas relevantes para a construção de um espaço humano e significativo, onde a ideia é promover a necessidade de repensar a educação e considerar os pilares que dão sustentação ao trabalho desenvolvido no contexto local.

Foram três dias de programação e oito palestras, onde dirigentes Municipais de Educação e gestores educacionais se debruçaram sob a discussão de temas, que conversam diretamente com a gestão pública municipal de educação.

As palestras estavam voltadas para o entendimento do conceito e trabalho dos órgãos de fiscalização, além de questões referentes ao piso salarial, planejamento orçamentário e financeiro, marcos legais da educação nacional, Gestão Educacional, Plano de Ações Articuladas (PAR), Obras, currículo do Espírito Santo e avaliação na Educação Infantil.

Entre os palestrantes estavam o professor Dr. José Marques Aurélio de Souza, do Ceará; o especialista do Conviva Educação André Pinheiro de Carvalho , de São Paulo; Dr. Silvio Graboski de São Paulo; Dr. professor Israel Boniek de Santa Catarina, Maria Regina dos Passos Pereira, de São Paulo; professora Drª. Regina Shudo, de São Paulo, além de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O público avaliou as palestras como pontuais, visto que os temas e discussões fazem parte dos desafios enfrentados na gestão pública municipal. “E no compartilhamento de ideias e discussão com os pares que os desafios se transformam em potencialidades e desenvolvimento”, destacou Márcia Regina, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa.

Mediaram as palestras e debates, junto aos palestrantes e público, os dirigentes Municipais de Educação de Jerônimo Monteiro, professor Vilmar Lugão de Britto; de Cachoeiro do Itapemirim, professora Cristina Lens; de Rio Novo do Sul, Marlene Decote; de Domingos Martins, professora Adenilde Stein; de Iúna, professor André Luiz Ferreira; de Linhares, professora Maria Olímpia; de São Gabriel da Palha, professora Rosa Maria Caser Venturim, além do mestre de cerimônia, o dirigente de Conceição do Castelo, professor Márcio Vitor Zanão. Toda a programação teve a coordenação geral da secretária executiva da Undime-ES, professora Elania Valéria Monteiro Sardinha de Souza.                 

 

Texto: Carlos Magno Martins - Jornalista


Parceria institucional