Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Formação integrada de professores – SEDU/UNDIME

Todas as notícias Categorias

29/06/2016 Undime ES

Formação integrada de professores – SEDU/UNDIME

O dia 15 de julho de 2016, conforme Calendário Letivo Estadual, será dedicado à Formação dos Profissionais do Magistério. Tal como ocorreu em 2014, 2015 e em fevereiro de 2016, essa formação será integrada com as Redes Municipais, conforme parceria já estabelecida com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME. A parceria SEDU/UNDIME já teve como resultado quatro formações integradas, realizadas com sucesso em 2014, 2015 e fevereiro de 2016, conforme apurado nas avaliações realizadas. Sendo assim, informamos que já foi produzido o material instrucional para a denominada 5ª Formação Integrada, cuja temática será acerca do bullying conforme detalhamento abaixo:


Tema: Bullying na escola: assegurando medidas de prevenção e combate.

Data: 15/07/2016 (conforme calendário da rede estadual de ensino)

Carga horária: 5h



Sinopse da formação:


A lei nº 13.185 de 6 de novembro de 2015 instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo território nacional. A lei conceitua, caracteriza e classifica o bullying.  De acordo com o art 5º, da referida lei, é dever do estabelecimento de ensino, entre outros, assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e ao bullying.

A formação contempla, portanto, atividades com base na referida lei além do planejamento de uma proposta de intervenção contra o bullying. Também fará parte do dia de estudo um vídeo da Drª Cleo Fantes que é educadora, pesquisadora e autora do livro "Fenômeno Bullying": como prevenir a Violência nas Escolas e Educação para A Paz. Os estudos serão abordados também sob o olhar do desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, buscando nelas, uma maneira de prevenir o bullying.


Tais tópicos serão trabalhados por meio do uso de recursos e/ou instrumentos de sensibilização, atividades dinâmicas que levem ao acesso a informações e conhecimentos, estudos de caso e dos marcos legais e reguladores, que envolvam a temática.


Ressaltamos que alguns municípios realizaram em 2015 um estudo sobre o bullying através do material  produzido por nós, porém essa  formação realizará uma nova abordagem do tema utilizando novos recursos e contemplará o estudo da lei nº 13.185 de 06/11/2015.


Parceria institucional